Cifra Club

Pagodes atuais para tocar no violão: aprenda os melhores

Aumente seu repertório e arrase nas apresentações com nossa lista!

Nas últimas décadas, o pagode vem conquistando popularidade e relevância no cenário musical brasileiro. Pensando nisso, hoje você poderá aprender pagodes atuais para tocar no violão e arrasar nas rodinhas!

Com grandes artistas se destacando no pagode desde os anos 90, o gênero vem se adaptando às tendências e evoluindo. Então já afine seu instrumento e vem com a gente!

8 pagodes atuais para tocar e aumentar o seu repertório

De forma geral, o pagode é um gênero muito rico e certamente irá contribuir com seu aprendizado. Prepare-se para conhecer shapes mais complexos e diversas pestanas! Veja nossa setlist:

  • Maliciosa
  • Falta Você
  • Diferentão
  • Interessante

E muito mais!

1. Maliciosa – LUDMILLA

Maliciosa é uma ótima música para explorar o braço do violão, já que temos acordes que são executados desde a primeira até a sétima casa!

Inclusive, prepare-se para enfrentar shapes um pouco mais complexos, como A/C#, F/A e G7M/D

Nessa canção há 2 padrões rítmicos, um mais arpejado na parte mais lenta e outro mais solto, puxando as cordas e tocando os bordões. Pratique bastante as transições entre os shapes!

Caso tenha encontrado dificuldades com os acordes, você pode tocar a cifra simplificada de Maliciosa de maneira mais direta e prática.

2. Falta Você – Thiaguinho

Temos um pequeno riff logo na introdução de Falta Você que necessita apenas das cordas D e E.

Durante toda a música, a levada fica variando entre padrões de dedilhado e batidas alternadas, com alguns toques abafados entre elas. Para notar as semelhanças e diferenças entre as partes, estude um por vez.

O número total de acordes é igual a 10, sendo 7 em forma de pestana. E se você ainda não tem tanta familiaridade com esses novos shapes, cuidado para não confundir a nomenclatura.

Porém, se você prefere tocar sem tantas nuances e dedilhados, com menos acordes e pestanas, confira a versão simplificada de Falta Você!

3. Diferentão – Dilsinho

O grande lance de Diferentão é conseguir dominar a levada, que é bem dinâmica e tem algumas variações e pausas.

Por isso, ouça-a com atenção para conseguir formar um padrão rítmico de acordo com o seu estilo. Para saber o tempo exato das transições, não deixe de acompanhar as cifras.

Os acordes são 7 no total, com 2 pestanas entre eles. Se preferir, e for necessário, utilize a ferramenta de variar acorde.

4. Interessante – Ferrugem

Os solos de Interessante aparecem na introdução e também no fim da canção, sendo bastante semelhantes.

O ritmo segue a mesma base ao longo de toda música, porém, há momentos em que ele será tocado dividido. Tente acompanhar as cifras junto da versão original para tocar bem alinhado.

Ao todo, são 12 acordes, de nível intermediário. Dentre eles, 8 estão em forma de pestana. Repare que F#m7 e G#m7 possuem a mesma forma, mas são executados em casas diferentes.

5. Até Que Durou – Péricles

Se você gosta de desafios e quer aprimorar sua técnica, Até Que Durou é uma excelente pedida!

A introdução e primeira parte são tocadas dedilhadas, já no pré-refrão e refrão, entram as batidas características do samba. Na ponte há uma pequena variação com a volta do dedilhado e a técnica de hammer on.

Essa canção é formada por 14 acordes, e apenas 2 estão em forma de pestana, ambas na segunda casa. Devido ao grande volume de detalhes, veja e pratique uma parte por vez.

Se quiser tocar sem tantas nuances, mas ainda assim, com uma levada super bacana, confira a versão simplificada de Até Que Durou!

6. Perfume – Belo

Na introdução, primeira e segunda parte de Perfume, toque um arpejo em cada acorde.

A partir do refrão, a levada muda, e entram as batidas características do samba, porém, com variações no início da estrofe. Tenha atenção nas passagens em que as transições são mais dinâmicas e o ritmo é tocado dividido.

Essa canção conta com 17 acordes, e uma boa parte deles são bemóis e com sétima. É uma boa oportunidade para ampliar seu repertório de acordes com essa nomenclatura.

Para acordes mais habituais e menos complexos, você pode tocar a versão simplificada de Perfume!

7. Posso Te Chamar de Mô – Grupo Clareou

Posso Te Chamar de Mô é ideal para você praticar pestanas! Nela, você pode variar a maioria das formas dos shapes para facilitar as transições. O ritmo segue a mesma base do começo ao fim.

Ao todo, são 16 acordes. Tente tocar acompanhando a versão original para perceber melhor a dinâmica da canção e praticar no tempo exato.

8. Nem de Graça – Grupo Pixote

No primeiro verso de Nem de Graça, nos acordes Eb9 e F/A, toque uma vez para baixo em cada um deles. Em seguida, entram as batidas, que seguirão no restante da canção.

Pratique bastante a passagem “Não passa nem da porta“, onde há 7 acordes. Nessa parte, também toque uma vez para baixo em cada shape.

O número total de acordes é 14, sendo que 6 estão em forma de pestana. Caso haja necessidade, utilize a ferramenta de variar acorde para facilitar as transições na hora de tocar.

Aprenda os melhores sambas para tocar no violão

Curtiu esses pagodes atuais para tocar que estão em alta nos ouvidos dos amantes desse gênero?

Para continuar nesse clima, veja agora nossa seleção de melhores sambas para tocar no violão e continue evoluindo seus estudos. Até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK